15.12.08

A pergunta que não cala

Estava visitando uma amiga grávida há dois meses atrás quando, enquanto ela se arrumava para sairmos, eu e o namorido dela nos deparamos com uma pérola na TV paga: Quadrophenia. Baixei só ontem o álbum, que não é propriamente a trilha sonora. O The Who primeiro fez o disco em 1973 e só seis anos depois saiu o filme (direção de Franc Roddam) de mesmo título, que transformou os contos musicais num dos maiores símbolos da cultura mod.


Este era o termo usado nos anos 1950 como abreviação de “modern”. Dizia respeito aos jovens que tinham um estilo de vida que se resumia em vestir ternos de alfaiataria, andar de lambreta e ouvir bandas de garagem britânicas, como The Kinks, Animals e o próprio The Who. Contudo, antes de se acomodar numa posição ou se alienar num tempo, o filme questiona a viabilidade de se estar desligado do sistema político, econômico e cultural. A pergunta fica no ar numa época em que até a liberdade era uma ordem e tomar posição em qualquer situação uma exigência. Trata-se da história de como a máscara “mod” cai quando Jimmy Cooper (personagem principal, encarnado por Phil Daniels) descobre que, embora Ace (seu ídolo, interpretado por Sting) pregasse desapego total da sociedade em favor da filosofia da tribo cultural, trabalha para o "sistema" como mensageiro de um hotel.

Confesso que a documentação sistemática do narcisismo da juventude bretã da era pré-Tatcher torna-se um tanto cansativa no decorrer do filme, mas a estética e a trilha sonora compensam. Além da genialidade do The Who também escutamos na trilha sonora James Brown, Kingsmen, Booker T. & the MG's, The Cascades, The Chiffons, The Ronettes, The Crystals e Cross Section.



A curiosidade fica por conta das duas faixas do High Numbers (Zoot Suit e I'm the Face), que para quem não sabe, foi um pequeno surto de personalidade do The Who, que durou de julho a outubro de 1964. Explico, idéia de Pete Meaden, um mod que foi empresário deles. Ele quis mudar a imagem da banda a fim de relacioná-los ao movimento, mas a idéia não vingou. As músicas compostas por Meaden eram cheias de frases-de-efeito e o grupo perdeu personalidade durante um curto período afim de se reencontrarem a tempo. Penso até que esta experiência deve ter influenciado o questionamento central de Quadrophenia. Enfim, para quem escolhe uma pergunta como nome de banda, o filme e o álbum podem ser considerados um fiel retrato do que venha a ser The Who.



Confiram o álbum de 1973: Torrents aqui.



(Achei a capa lindíssima!)

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